China autoriza Deutsche Telekom e Airbus a entrar nas telecomunicações

A China anunciou hoje a aprovação de 13 licenças piloto para empresas estrangeiras prestarem serviços de telecomunicações de valor acrescentado no país, incluindo a alemã Deutsche Telekom e uma filial da Airbus.

Notícia

© Reuters

Lusa
28/02/2025 07:59 ‧ há 4 horas por Lusa

Economia

China

Num comunicado, o Ministério da Indústria e Tecnologias de Informação da China afirmou que as empresas poderão exercer "atividades de valor acrescentado", como o acesso à Internet ou serviços de informação, nas cidades de Pequim, Xangai (leste) e Shenzhen (sudeste) e na província insular de Hainan (sul).

 

As empresas autorizadas incluem também a PCCW, sediada em Hong Kong, a Dun & Bradstreet (D&B), sediada nos Estados Unidos e duas filiais da alemã Siemens.

"A maioria das empresas aprovadas (...) são multinacionais bem conhecidas. Ao desenvolverem estas atividades, oferecerão produtos e serviços de telecomunicações mais diversificados aos consumidores chineses, estimulando a vitalidade do mercado e melhorando a qualidade e o nível dos serviços de telecomunicações", lê-se no documento.

O ministério considerou a iniciativa um "marco histórico" na abertura do setor nacional das tecnologias de informação e comunicação e afirmou que vai "apoiar" a entrada de mais empresas estrangeiras no mercado chinês no futuro.

De acordo com os dados oficiais, existem atualmente na China mais de 2.400 empresas de telecomunicações com investimento estrangeiro, mais 30% do que há um ano.

Confrontadas com uma recuperação económica aquém do esperado após os anos da pandemia e com a intensificação da guerra comercial com os Estados Unidos na sequência do regresso de Donald Trump à Casa Branca, as autoridades chinesas revelaram recentemente um plano para estabilizar o investimento estrangeiro.

Leia Também: China promete "contramedidas necessárias" após EUA duplicar tarifas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas