"Foi assinado [em Lisboa] um memorando de entendimento entre Portugal e a República Popular da China, de forma a podermos colaborar na investigação científica e também no desenvolvimento de projetos comerciais no domínio da economia do Mar e que possam conduzir ao aproximar das relações entre os dois países", disse à agência Lusa a governante portuguesa.
O encontro com o ministro dos Assuntos do Mar da República Popular da China, Hong Hang, enquadra-se no âmbito da reunião internacional de ministros do Mar, "Oceans Meeting", que se realiza na sexta-feira em Lisboa e que é organizada pelo Ministério do Mar português.
"Pretendemos desenvolver uma parceria bilateral entre os dois países", explicou Ana Paula Vitorino, admitindo que existe "uma grande oportunidade".
Esta traduz-se não só na possibilidade de os centros de investigação científica nacionais poderem alargar a sua área de conhecimento, como também na possibilidade de trabalhar em conjunto com equipas chinesas.
"As empresas portuguesas poderão [também] demonstrar as suas capacidades e o seu trabalho e apoiar os seus próprios processos de internacionalização", disse.
Estas parcerias, realçou a governante, "conduzem sempre a um maior conhecimento das oportunidades" que existem em Portugal e, como tal, "podem permitir captar investimento estrangeiro".