Em declarações à Lusa, Domingues de Azevedo disse que a entrega da IES "inicia-se a 01 de junho e termina a 15 de julho", acrescentando que "a matriz da IES para 2015 ainda não está disponibilizada no 'site'" das Finanças, o que faz com que "os profissionais que queiram cumprir as suas obrigações não o possam fazer".
O bastonário da OCC disse ainda que situações como esta demonstram "algum laxismo por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira [AT] no que respeita à disponibilização destas plataformas" e exigiu que a AT "assuma as suas responsabilidades".
Para Domingues de Azevedo, "o prazo limite para entrega da IES deve ser dilatado no mesmo número de dias em que a entrega não está disponível".
A Lusa tentou contactar o Ministério das Finanças sobre esta matéria, mas até ao momento ainda não foi possível obter quaisquer esclarecimentos.
A IES é uma forma de as empresas entregarem, por via eletrónica, as obrigações declarativas de natureza contabilística, fiscal e estatística.
Com a introdução da IES, e ao contrário do que se verificava no passado, toda a informação que as empresas têm de prestar relativamente às suas contas anuais passa a ser transmitida num único momento e perante uma única entidade.