CMVM vai mudar. Eis a nova líder do regulador dos mercados

Depois de um caminho de quase 10 anos na Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários, Gabriela Figueiredo Dias está prestes a chegar à posição mais importante.

Notícia

© LinkedIn

Bruno Mourão
14/10/2016 08:25 ‧ 14/10/2016 por Bruno Mourão

Economia

Gabriela Dias

Foi preciso mais de um ano de indefinição, mas a CMVM sabe finalmente quem vai suceder a Carlos Tavares na cadeira de presidente. Apesar de não existir ainda confirmação oficial, várias fontes já confirmaram à imprensa nacional que será a atual vice-presidente Gabriela Figueiredo Dias a ocupar a posição de liderança, após quase dez anos de carreira no regulador dos mercados nacionais. 

Advogada de formação, Gabriela Dias construiu uma carreira de sucesso no mundo financeiro após alguns anos de experiência no Direito, com passagens pela Rodrigo Santiago e Associados e pela Miguel Galvão Teles/Soares da Silva, às quais se seguiram 13 anos de advocacia e consultoria jurídica. 

Em 2007, chegou à CMVM para desempenhar as duplas funções de diretora adjunta do Departamento Internacional e de Política Regulatória e de Assessora para os Assuntos Internacionais e Política Regulatória; no espaço de três anos acabou por passar para diretora adjunta do Departamento de Mercados, Emitentes e Informação e, em 2011, subiu ao cargo de diretora do mesmo departamento. 

No ano de 2013, Gabriela Figueiredo Dias tornou-se assessora do Conselho de Administração e um ano depois passou a acumular também o cargo de diretora do Departamento Internacional e Política Regulatória. Finalmente, em julho do ano passado, subiu a vice-presidente do Conselho de Administração. 

Ao longo de toda a carreira, a futura presidente da CMVM aprovada pela CRESAP teve também uma presença constante na vida académica através de vários cursos e programas de formação, para além da longa carreira como docente universitária em centros de ensino como a Universidade Moderna do Porto, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa. 

A nomeação de Gabriela Figueiredo Dias deverá ser oficializada em breve, tendo ainda de passar pela avaliação do Parlamento antes da confirmação como nova presidente da Comissão dos Mercados de Valores Mobiliários.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas