Em nome do bem estar, os franceses podem ignorar o e-mail profissional

Para melhorar a relação dos trabalhadores com a tecnologia, o governo francês criou uma nova lei que protege o direito a 'desligar' a ligação ao e-mail e telefone profissional fora do trabalho.

Notícia

© PixaBay

Bruno Mourão
02/01/2017 13:11 ‧ 02/01/2017 por Bruno Mourão

Economia

Dispositivos

O direito ao descanso tecnológico está oficialmente consagrado na lei francesa. A partir do primeiro dia de 2017, os trabalhadores passaram a ter legalmente direito a não consultar o e-mail do trabalho em determinadas horas do dia. 

Segundo o decreto publicado no início do ano, as empresas com mais de 50 trabalhadores vão ter de dar aos funcionários a liberdade de negociar alturas do dia de descanso tecnológico, durante as quais não são obrigadas a dar resposta aos e-mails ou mensagens de âmbito profissional. Se empresa e funcionário não chegarem a acordo, cada pessoa terá direito a definir as próprias regras e a comunicá-las ao empregador. 

No entanto, as regras não são ainda obrigatórias, abrindo a porta a situações de pressão profissional em que não são definidas regras de empresa e a situação mantém-se como tem sido hábito até agora.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas