Marques Mendes anunciou este domingo, na antena da SIC, que o Instituto Nacional de Estatística vai rever o défice de 2016 para 2%, um valor nunca antes alcançado em Portugal.
"O Instituto Nacional de Estatística (INE), tanto quanto apurei, vai rever em baixa nos próximos dias, de 2,1% para 2%, o défice do ano passado. Se assim for, é uma grande notícia para o país", afiançou.
Recorde-se que o ministro das Finanças, Mário Centeno, tinha assegurado em fevereiro que o défice orçamental de 2016 não seria superior a 2,1% do PIB.
"Estamos pois perante uma consolidação sólida e perene das contas públicas", havia sublinhado o ministro.
Nas suas notas finais do comentário habitual na SIC, Marques Mendes anunciou também que está "prestes a concluir-se um acordo entre PS e PSD" sobre os metadados, os dados de comunicações por vias como o telefone ou a internet.
Este acordo, garante, vai possibilitar a elaboração de "uma lei que permite aos serviços de informações o acesso a estes dados de comunicações quando se trate de investigar terrorismo".
A introdução de legislação neste âmbito vai permitir um melhor combate ao terrorismo mas também uma forma "de fugir às objeções que o Tribunal Constitucional tinha levantado" nesta matéria.
[Notícia atualizada às 21h42]