Em Portugal, o mês de abril tem sido marcado pelo calor e sol, apesar de alguns aguaceiros ocasionais. No entanto, a maior parte da Europa tem sido brindada com bastante mais vento e chuva, com dias de sol em menor quantidade do que na nossa pequena ponta da Península Ibérica.
Na Alemanha, o delicado equilíbrio entre sol e vento tem sido difícil de atingir, mas no último fim de semana de abril, chegou finalmente ao ponto certo para garantir dois dias de produção historicamente alta de eletricidade a partir de fontes renováveis.
As centrais eólicas e solares surgiram em destaque, contando com uma pequena ajuda da biomassa e das centrais hídricas para garantir que 64% de todas as necessidades energéticas dos consumidores alemães eram satisfeitas através deste tipo de fontes.
Segundo o site Geek, a enorme produção permitiu que as centrais de carvão fossem encerradas durante dia 30 e criou uma sobrecarga semelhante à de meados do ano passado, permitindo novamente que os consumidores usassem energia gratuita durante alguns minutos para gastar o excesso de eletricidade acumulada.
O impacto nas contas mensais será relativamente reduzido, visto que estamos a falar de apenas dois dias num mês inteiro de consumo, mas poderá ainda assim ser sentido pelos consumidores.
A Geek recorda ainda que Espanha e Portugal conseguiram marcos importantes na produção de energia através de fontes renováveis no ano passado e lembra que a Alemanha está bem lançada para cumprir o objetivo de usar apenas energia sustentável em 2050 e de desligar os reatores nucleares no espaço de cinco anos.