Vítor Gaspar está esta terça-feira a ser ouvido na Assembleia da República no âmbito na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública.
“A qualidade do cumprimento das obrigações fiscais está a melhorar muito substancialmente, o que abre a porta para o abaixamento das taxas de imposto para os contribuintes cumpridores”, afirmou Gaspar, durante a sua audição.
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, também presente na comissão, justificou as melhorias no cumprimento que reflectiram o aumento das receitas fiscais em 7,9%, com um maior controlo e o combate à fraude e evasão fiscal.
De acordo com o Jornal de Negócios, as receitas fiscais arrecadadas pelo Ministério das Finanças cresceram 7,9% até Maio, tendo a receita de IRS acelerado dos 24,6% registados até Abril para 30,6% até Maio, enquanto o IRC, que estava a cair 13%, passou a crescer 8,2%.
Hoje é um dia forte para a pasta das Finanças, além do ministro e do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paul Núncio, estarem a ser ouvidos na comissão Orçamento, Finanças e Administração Pública, a secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque está numa audiência sobre os ‘swaps’ também no Parlamento.