Numa altura em que os contribuintes já começaram a receber os reembolsos do IRS, há também quem tenha de pagar este imposto. A data limite para o pagamento do imposto é 31 de agosto, mas há formas de o fazer mais cedo e evitar esquecimentos que podem resultar em coimas aplicadas pela Autoridade Tributária (AT).
Antes de mais, importa salientar que a entrega do IRS é uma espécie de 'acerto de contas' pela AT, ou seja, o Fisco desconta o que deduziu ao longo do ano ao valor correto de IRS que devia ter pago no ano anterior. Ora, caso tenha pago mais imposto do que o que deveria ao longo do ano essa diferença ser-lhe-á devolvida e isso é o chamado reembolso, caso tenha pago menos do que aquilo que deveria esse montante ser-lhe-á cobrado.
Se tiver numa situação em que tenha de pagar o IRS, saiba que o pode fazer, talvez de forma mais simples, através da app Situação Fiscal - pode consultar mais informações sobre o procedimento aqui - ou então, por exemplo, através de débito direto. Também o pode fazer por transferência multibanco ou por cheque.