Por ano, mata três milhões em todo o mundo. Sabe de que problema falamos?
É a própria Organização Mundial de Saúde que aponta para os números de um problema que nem sempre é visto com a devida gravidade.
© iStock
Lifestyle Problemas
O hábito de consumir bebidas alcoólicas em exagero está presente em várias zonas do planeta, ainda que os casos fatais sejam mais comuns entre homens com nível económico elevado. O álcool é pois a causa de morte que, anualmente, mata três milhões de indivíduos a nível global, aponta a OMS que faz a relação: uma em cada 20 mortes a nível global acontece devido ao álcool.
Se é certo que o consumo moderado não aponta problemas para a população saudável e que, pelo contrário, apontam-se vários benefícios ao consumo de um copo de vinho tinto por dia, as medidas parecem ser ignoradas e o consumo bem superior ao aconselhado o que leva aos atuais números.
Resta alertar para o problema e apresentar alternativas a este consumo que e descrito como ‘inaceitável’, principalmente para zonas bastante desenvolvidas como a América e Europa. Ainda assim, a OMS não deixa de apontar o lado positivo de que o número de mortes está a decrescer. Embora não de forma significativa, os três milhões que hoje se apontam não superam os 3,3 milhões verificados em 2012.
De todas as mortes por álcool contabilizadas, especifica-se que 28% se deveu a acidentes de viação, suicídio ou outro ato violento, 21% a problemas digestivos e 19%, problemas cardiovasculares.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com