Não é só com a chegada do verão que se deve trabalhar o corpo. Mais do que qualquer missão de atingir o corpo ‘perfeito’ para se apresentar na praia, o exercício físico deve ser uma prática frequente durante todo o ano, tendo em vista a boa saúde de todo o organismo.
Se quiser ‘abusar’ dos treinos no verão, porque gosta de treinar na praia ou tem mais tempo livre, por exemplo, não o impedimos, mas manter a prática durante todo o ano é a melhor forma de evitar passar pelo processo de habituação, em que o corpo se ressente por ser exposto a um esforço a que não estava habituado. Ou seja, “quanto mais tempo parar, mais difícil será voltar à rotina” diz o personal trainer Gonçalo Santos, que partilha com o Notícias ao Minuto mais motivos para que nos mexamos nos dias mais frios.
“O frio e o tempo mais cinzento servem como um bom indicador psicológico para avaliar se o praticante está determinado a manter uma rotina saudável”, refere. Além disso, “o treino acaba por ser uma espécie de compensação das refeições mais calóricas, tão tentadoras no inverno”,remata o especialista que conclui com um argumento irrefutável: “A saúde não tem estação do ano, é para a vida toda”.
Dito isto, Gonçalo Santos alerta para o fato de o tempo mais frio carecer de cuidados mais expecíficos, nomeadamente a nível de alongamentos que são ainda mais importantes para se evitar lesões musculares. Ainda, não se pode esquecer de beber água – é tão essencial quanto no verão, embora muitas vezes esta prática seja menosprezada quando não se sente calor.
O especialista distingue o caso de quem passa muitas horas sentado, que sofre comummente de problemas de postura, circulatórios e de metabolismo, além de uma maior tendência para perda de massa muscular, dos que passam a maior parte do dia de pé, prática que origina cãibras nas pernas, edemas, dores, má circulação ou varizes, entre outros. "Caminhar e correr pode ajudar a reduzir o desconforto e a musculação também diminui os efeitos negativos de passar demasiadas horas de pé", explica, exemplificando cada caso com alguns exercícios que agora partilha com o Notícias ao Minuto.
Comecemos com os exercícios mais indicados a quem passa muito tempo sentado. No ginásio, pode fazer elevações da zona pélvica com um peso sobre o colo (faça-o com as costas deitadas no chão, joelhos fletidos e braços enconstados ao chao, junto ao tronco) abdominais simples com bola (que deve segurar mantendo os braços sempre esticados) ou agachamento com peso nos ombros (com as pernas à largura da bacia, baixar o tronco como se se fosse sentar numa cadeira).
Idealmente, repita estes exercícios por três séries, cada qual com 20 repetições.
Já no escritório, pode também praticar alguns exercícios para alongar e mexer o corpo que se sente demasiado 'preso' pelas horas que passa sentado. o PT sugere movimentos de anteversão e retroversão da bacia, alongamento dos gémeos (com os pés no chão, basta levantar e baixar os calcanhares) ou rotação dorsal para o lado esquerdo e direito. É certo que estes exercícios não substituem qualquer treino mais completo, mas são uma boa ajuda a quem precisa de se mexer a meio de um longo dia de trabalho.
Para aqueles que trabalham mais de pé, por sua vez, Gonçalo Santos aconselha a que, no ginásio, se faça extensão de pernas em máquina própria, com peso, prancha estática om bicicleta. Tal como no caso de quem passa muito tempo sentado, no caso contrário aconselha-se alguns exercícios como o alongamento em que, de pé, se puxa para trás a perna, tentando que o pé chegue ao glúteo, esticar alternadamente as pernas para o lado ou fazer agachamentos com as pernas à largura da bacia