A proteína é um dos nutrientes mais importantes que existem, já que compõem ativamente cada célula do corpo humano.
Uma dieta rica em proteína acelera o processo de emagrecimento e promove o ganho de massa magra e muscular.
Ingerir uma dieta rica em proteína acelera o metabolismo, reduz o apetite e altera inúmeras hormonas responsáveis por regular o peso, segundo vários estudos.
Fontes comuns daquele nutriente incluem carne e laticínios, no entanto não é necessário ingerir uma dieta à base de carne para aumentar o consumo de proteína.
Após termos exposto como certas frutas contribuem para a redução dos níveis de açúcar no sangue e podem ajudar a combater a diabetes de tipo 2, é igualmente importante mencionar que existem várias frutas que contêm um alto teor proteico.
O Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS) recomenda comer pelo menos cinco porções de fruta e vegetais diariamente.
Eis cinco frutas com alto teor de proteína e fibra:
1. Goiaba
Proteína por chávena: 4,2 gramas.
A goiaba é uma fruta com baixas calorias, mas que inclui inúmeras vitaminas, minerais e antioxidantes vitais, tais como compostos polifenólicos e flavonóides.
Rica em fibra aumenta os níveis de saciedade e reduz dessa forma o apetite, de acordo com um estudo publicado no periódico National Institute of Health.
2. Abacate
Proteína por chávena: 4 gramas.
Para além do abacate ter um alto teor de proteína e gorduras saudáveis, esta fruta contém ainda 13,5 gramas de fibras dietéticas e de fibras solúveis.
3. Alperce
Proteína por chávena: 2,2 gramas.
O alperce está repleto de vitamina A, C e de fibras dietéticas. É ainda um ótimo alimento para o coração, já que a sua ingestão reduz o mau colesterol presente no organismo.
4. Kiwi
Proteína por chávena: 2,1 gramas.
Os kiwis contêm quase o dobro de vitamina C presente na laranja ou no limão.
Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Medicina de Taipei, na China, o fruto tropical pode ainda ajudar a tratar problemas do sono.
5. Amoras
Proteína por chávena: 2 gramas.
As amoras estão repletas de vitamina C que por sua vez ajuda o organismo a absorver mais ferro.
São ainda um alimento rico em fibra, nutriente este que reduz os índices de colesterol, ajuda a emagrecer e promove o bom trânsito intestinal.