A diabetes de tipo 2 é uma condição extremamente comum que provoca o aumento dos níveis de açúcar no sangue.
A doença é provocada pela deficiência de um químico presente naturalmente no corpo e que é conhecido por insulina. Esta substância é responsável por controlar a quantidade de glucose na corrente sanguínea.
Com a diabetes de tipo 2 o pâncreas não produz insulina suficiente ou as células no corpo humano não reagem a essa insulina.
A condição está muitas vezes associada a indivíduos que sofrem de excesso de peso ou inativos e pode ser controlada e prevenida através do tipo de dieta ingerida e da adoção de mudanças no estilo de vida.
Em declarações ao The Telegraph, a nutricionista britânica Juliette Kellow disse: “Há boas notícias, na maioria dos casos a diabetes de tipo 2 pode ser controlada através da manutenção de um peso saudável e do consumo de um regime alimentar equilibrado”.
Kellow revelou ainda aquela publicação cinco métodos simples para prevenir a patologia:
1. Ingira diariamente uma mão cheia (28 gramas) de amêndoas
Este fruto seco contém proteína vegetal e está repleto de gorduras saudáveis, fibra, vitaminas e minerais.
Um estudo recente revelou que comer amêndoas frequentemente melhora a sensibilidade do organismo à insulina e a tolerância à glucose.
2. Coma fruta e vegetais
Ingira pelo menos cinco porções destes alimentos por dia.
A maioria da fruta e vegetais são pobres em calorias e gordura, mas contêm fibra que ajuda manter a saciedade, o que os torna numa ótima opção alimentar para quem pretende emagrecer.
3. Mexa-se
Opte por praticar algum tipo de atividade física aeróbica intensa, como caminhada rápida ou bicicleta, por pelo menos 30 minutos, durante cinco dias por semana.
4. Pode comer alimentos como pão e massa
Porém, deve ter em atenção as porções ingeridas e ao invés de optar pelas opções refinadas escolher as variantes integrais, com elevado teor de fibra.
5. Limite o consumo de alimentos e de bebidas com elevado teor de gordura saturada, açúcares adicionados ou sal
Tal inclui refrigerantes, pastelaria, bolachas e chocolate.
A Associação Norte-Americana de Diabetes refere que os ovos são uma ótima opção alimentar para quem sofre de diabetes.
Este alimento é rico em proteína e contém menos de uma grama de carboidratos, não contribuindo dessa forma para o aumento dos níveis de açúcar.