Será que posso beber café e refrigerantes durante a gravidez?

Se está grávida e adora beber café e refrigerantes, então as notícias que temos para si não são boas...

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
12/03/2019 11:30 ‧ 12/03/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Gravidez

Segundo os especialistas, a ingestão de café e bebidas com cafeína e gás não são indicadas de todo durante a gravidez.

1. Cafeína não faz bem ao feto

Não é proibido, mas os médicos recomendam que não ultrapasse os 200 miligramas por dia. Essa quantidade equivale a, mais ou menos, três cafés.

A cafeína é um estimulante natural do metabolismo, aumentando o ritmo cardíaco e consequentemente interferindo no desenvolvimento do feto.

Adicionalmente, a cafeína tem um efeito diurético, o que quer dizer que fará mais xixi. Outro problema é que a cafeína pode provocar insónias e também cefaleia.

Chás e café podem dificultar ainda a absorção de ferro. O baixo teor de ferro no organismo da mulher durante a gravidez pode provocar anemia.

2. Evite líquidos que possuem gás

O excesso de gás pode gerar desconforto abdominal durante a gestação, já que as hormonas interferem no trato digestivo, que geralmente fica mais lento e com aumento de gases naturalmente.

Além disso, os gases podem agravar a azia e a ansiedade que muitas grávidas experienciam durante a gestação.

+ Conheça os 10 primeiros sintomas de gravidez.

3. Os perigos do açúcar

Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde da Criança, no Reino Unido, alerta que grávidas que ingerem mais de um litro de refrigerantes por semana têm uma maior probabilidade de 20% de desenvolverem diabetes gestacional, comparativamente às gestantes que só ingerem um copo por mês. Os cientistas estudaram um grupo de cerca de 13 mil mulheres ao longo de 10 anos. Tendo em consideração outros fatores, como idade, prática de exercício, casos de diabetes na família, entre outros. O resultado provou que essas substâncias aumentam a resistência do corpo à produção de insulina, que é responsável pela quebra do açúcar que ingerimos.

4. Retenção de líquidos

Além de muito açúcar, refrigerantes estão repletos de sódio, o que pode agravar a retenção de líquidos durante a gravidez. Se já possui esse problema, evite ao máximo esse tipo de bebida.

Mais ainda, o sódio é o principal elemento que causa pressão arterial elevada ou hipertensão, problema considerado extremamente grave para gestantes e que pode inclusive colocar o bebé em risco de vida.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas