Durante o festival, o público teve oportunidade de assistir a diversos workshops, palestras, concertos e também concursos, entre os quais o 'Concurso Expresso Perfeito'. Esta competição teve como intuito eleger o expresso português perfeito, através da avaliação do café em chávena. Para estarem aptos a participar, os lotes de café tinham de cumprir dois requisitos: serem aderentes ao selo 'Portuguese Coffee – a blend of stories®' e estarem no mercado há mais um ano.
Em concurso estiveram oito marcas de café, sendo que cada uma entregou o seu moinho devidamente afinado e sem qualquer identificação. Cada café recebeu apenas uma letra, não tendo mais nenhum elemento que permitisse distinguir as marcas. Do lado da Nestlé, SICAL Superior foi o lote escolhido para ir a competição.
O painel de jurados foi constituído por cinco elementos, entre os quais quatro chefs e um apreciador gastronómico, todos eles independentes da indústria do café: Chef Luís Baena, Chef Vítor Sobral, Chef João Oliveira, Chef Tiago Santos e o Dr. Carlos Miguel Fontão de Carvalho, Presidente da Comissão Executiva da Academia Portuguesa de Gastronomia.
Um barista profissional, e totalmente independente às marcas em competição, fez a extração de cinco expressos de cada marca e cada um dos jurados provou e avaliou os mesmos, de acordo com as fichas de avaliação previamente definidas.
No final das provas, a pontuação foi somada por um elemento da AICC, que anunciou SICAL como marca vencedora do Expresso Perfeito - Portuguese Coffee 2019.
“É um grande orgulho sermos reconhecidos como a marca que tem o expresso português perfeito. Há mais de 70 anos que SICAL brinda os portugueses com o melhor café e esta vitória é a prova disso mesmo”, afirma Víctor Manuel Martins, Business Executive Officer, Direção Cafés, Nestlé Portugal, SA.
Com um aroma intenso e doce das melhores Arábicas e um corpo forte e ligeiro amargo das Robustas, o SICAL Superior proporciona um expresso levemente aveludado com uma fragrância inconfundível.