Para além de ajudarem a controlar os diabetes e, em alguns casos, a emagrecer, os medicamentos com semaglutida, como o Ozempic e o Wegovy, podem ter outros benefícios. Recentemente, um estudo, disponibilizado na JAMA Psychiatry, concluiu que o medicamento pode ajudar as pessoas a reduzir o consumo de álcool.
meMais especificamente, uma equipa de cientistas descobriu que as injeções semanais de semaglutida, em comparação com as injeções de placebo, ajudam a reduzir o desejo de beber álcool, a quantidade ingerida, assim como a frequência de dias de consumo excessivo em adultos com sintomas de perturbação de uso de álcool.
Leia Também: Saiba como minimizar o efeito do álcool nos dentes, segundo dentistas
Para o estudo, os investigadores recrutaram 48 adultos que sofriam de perturbações do consumo de álcool e que não procuravam ativamente tratamento. Foram divididos em grupos e metade tomou semaglutida durante nove semanas e os restantes um placebo.
Graças a isto, além dos benefícios mencionados acima, os resultados do estudo mostraram que mesmo após o tratamento, os participantes do grupo do semaglutida consumiram quantidades mais reduzidas de álcool em laboratório, medidas em gramas de álcool consumido e na concentração de álcool no hálito.
Segundo os investigadores, num pequeno subgrupo de participantes que fumavam, os que foram tratados com semaglutida tiveram reduções significativamente maiores na média de cigarros por dia que fumavam em comparação com os do grupo placebo.
Leia Também: Medicamentos como Ozempic podem reduzir o risco de 42 doenças, diz estudo