Segundo uma nova investigação, disponibilizada na passada quarta-feira na Journal of the Society for Cardiovascular Angiography & Interventions, existe um menor risco de eventos cardiovasculares em doentes com diabetes tipo 1 do que em doentes com diabetes tipo 2.
"Os resultados do estudo sugerem que o risco cardiovascular associado à diabetes tipo 1 é menor do que se pensava anteriormente, o que tem implicações importantes para a gestão destes doentes", explica Andrew M. Goldsweig, o diretor de investigação clínica cardiovascular no Baystate Medical Center em Springfield, nos Estados Unidos, em comunicado.
Leia Também: Estudo. Bebidas populares associadas ao aumento de casos de diabetes
Explica ainda que "os resultados indicam que a diabetes tipo 1 está associada a um risco significativamente menor de eventos cardiovasculares em comparação com a diabetes tipo 2, mesmo após o ajuste para vários fatores, como a idade, o controlo da diabetes e a função renal".
Para o estudo, os investigadores tiveram acesso aos dados de 1,5 milhões de indivíduos, uma análise que identificou cerca de seis mil pessoas com diabetes tipo 1 e comparou as suas taxas de eventos cardiovasculares com as de pessoas com diabetes tipo 2.
Descobriram assim que as pessoas com diabetes tipo 1 tinham taxas mais baixas de enfarte do miocárdio, intervenção coronária percutânea, acidente vascular cerebral e isquemia dos membros em comparação com as pessoas com diabetes tipo 2.
Leia Também: As recomendações de um médico que todos os diabéticos devem seguir