Sabe quando acorda e parece que engordou três quilos da noite para o dia? Quem nunca passou por essa situação nada agradável. A boa notícia é que na maioria trata-se apenas de um inchaço temporário e que pode resolver com alguns ajustes simples na alimentação.
1. Beba muita água
O corpo muitas vezes armazena água de modo a não ficar desidratado, mas quando consome regularmente o líquido, o organismo acaba por expulsar a água que armazenou em excesso. Resultado: pode dizer adeus à retenção de líquidos.
2. Evite alimentos com adoçantes
Estes alimentos causam alterações no trato gastrointestinal e podem provocar gases, cólicas, inchaço, e até mesmo a diarreia. Esses sintomas desagradáveis são um indício de que é difícil para o corpo quebrar totalmente esses adoçantes durante o processo digestivo, o que por sua vez causa o inchaço abdominal.
3. Ingira mais fibra
A fibra ajuda o sistema digestivo a funcionar como deve e ajuda a sentir-se saciado por mais tempo, o que é uma vantagem se pretende perder peso.
4. Diga não aos hidratos de carbono
Os carboidratos refinados, presente em produtos elaborados com a farinha branca, como pão, bolos, pizzas, podem favorecer o inchaço.
5. Mastigue, mastigue... e mastigue!
Às vezes, a culpa não é aquilo que come, mas como come. Se tem o hábito de conversar enquanto come ou de mastigar muito rápido, o estômago acaba por receber, juntamente com a comida, uma grande quantidade de ar – o que dificulta a digestão e provoca o tão odiado inchaço.
6. Saiba que fruta e vegetais deve comer
Frutas como cerejas, pêssegos, uvas e manga podem inchar, devido à quantidade de açúcar que possuem, e apesar dos seus benefícios para a saúde. Opte por frutas como amoras, morangos, melão e laranja, que têm um menor teor de açúcar e uma grande quantidade de água.
Quanto aos vegetais, os crucíferos, como couve de bruxelas, brócolos e couve-flor estão repletos de rafinose, o mesmo composto que produz gases quando come feijão. Aposte por exemplo em pepino ou em courgette.
7. Adeus salgados
Quando exagera nos alimentos ricos em sódio, o corpo retém mais água para tentar manter o equilíbrio adequado na corrente sanguínea. Se possível, não consuma mais de 2.400 miligramas de sódio por dia e, mantenha-se hidratado.