Um abacate inteiro tem 322 calorias, de acordo com o USDA. O que pode parecer muito, mas uma única porção da fruta na verdade acumula apenas 107 calorias.
Mas, então o que conta como uma porção de abacate?
Como revela a revista norte-americana Women's Health pode ser tentador comê-lo de uma só vez, já que está repleto de gorduras saudáveis – e com gorduras, vêm as calorias.
É por isso que a dose recomendada varia de um quinto da fruta (de acordo com alguns nutricionistas) a um terço da fruta (de acordo com a California Avocado Commission e a FDA).
Uma vez que essas orientações não são unânimes, deve experimentar os tamanhos de porção para apurar quando se sente saciado. “Pessoalmente, opto sempre por pelo menos metade de um abacate”, diz Kara Lydon, nutricionista e dona da Kara Lydon Nutrition e The Foodie Dietitian Blog (EUA).
Basta ter em mente que o abacate contém cerca de um terço do seu conteúdo diário recomendado de ‘gordura saudável’.
As informações nutricionais do abacate são bastante impressionantes. Basta verificar a análise abaixo:
Abacate inteiro
Calorias – 322;
Gordura – 29g;
Proteína – 4g;
Hidratos de carbono – 17g;
Fibra – 14g.
1/3 do abacate
Calorias – 106;
Gordura – 9,7g;
Proteína – 1,3g;
Carboidratos – 5,6g;
Fibra – 4,4g.
1/5 do abacate
Calorias – 64;
Gordura – 5,9g;
Proteína – 0,8g;
Hidratos de carbono – 3,4g;
Fibra -2,7g.
Sim, o abacate é saudável
Não importa como os corta, o abacate é um alimento com inúmeros benefícios para a saúde. “São uma fonte de nutrientes. Contêm quase 20 diferentes vitaminas, minerais e nutrientes”, diz Lydon.
Algo em questão: metade da fruta oferece cerca de sete gramas de fibra, quase 30% do valor diário recomendado. Também é uma boa fonte de vitamina C, que serve para manter sua pele macia e saudável.
Se necessitar de mais motivos para consumi-los, Lydon aponta que também contêm uma quantidade impressionante de potássio. Metade de um abacate possui 488mg! Mais potássio do que uma banana média, que tem 422 mg.
O abacate também contém vitamina K (7%), além de folato (8%), o que é especialmente importante se estiver grávida ou se quiser engravidar em breve.