Contra o cancro, o colesterol e a pressão alta coma sementes de sésamo

Neste mês de agosto, o Lifestyle ao Minuto dá destaque às sementes de sésamo e a nutricionista Ana Lucia Silva fala-nos sobre os poderes deste superalimento que combate o cancro e problemas cardiovasculares. As propriedades extraordinárias do sésamo provêm dos abundantes valores nutricionais, incluindo vitaminas, proteínas e minerais, como cálcio, zinco, magnésio, fósforo, ferro, entre outros. L

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
12/08/2019 08:20 ‧ 12/08/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Alimento do mês

Em qualquer refeição, o sésamo pode estar à mesa e é tão simples começar a utilizá-lo de uma forma quase diária. A semente de sésamo ou gergelim como também é conhecida, constitui uma óptima fonte de nutrientes, já para não falar no seu agradável sabor, acrescentando aos pratos aquela textura crocante que torna um prato apetitoso, num prato excepcional.

É utilizado em óleo ou em adição a saladas, sumos, cereais ou iogurtes.

Rico em ácidos gordos de qualidade (insaturados), principalmente em linoleico e oleico e outros antioxidantes tal como a vitamina E. O sésamo é considerado benéfico para a saúde, designadamente na prevenção de cancro e na proteção cardiovascular e hepática e no envelhecimento.

O elevado conteúdo em fibras (ligninas) permite melhorar os níveis de colesterol e de tensão arterial.

Na Índia e na China há muito que o óleo de sésamo é utilizado na medicina, pelos efeitos terapêuticos anti-inflamatórios e antibacterianos, utilizado para acalmar a pele ou para lavar os dentes. Também é utilizado para a ansiedade, tonturas ou dor de cabeça.

Sésamo e as suas diversas formas 

O sésamo pode ser encontrado sob várias formas:

Sementes – no seu estado mais cru, podem ser utilizadas de forma natural, ou então ligeriamente tostadas para adicionar a uma salada ou qualquer prato, conferindo assim uma textura crocante inigualável;

Incorporadas em barras energéticas ou galetes de arroz e sésamo – simples de transportar e constituem uma refeição ligeira, evitando outros alimentos mais calóricos e menos salutares.

Óleo de sésamo – como substituo de outras gorduras saturadas nocivas.

Pasta de sésamo – pode ser utilizada para barrar pão, bolachas ou tostas, ser adicionada a molhos e pátes tornando-os mais saudáveis e menos calóricos.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas