Em qualquer refeição, o sésamo pode estar à mesa e é tão simples começar a utilizá-lo de uma forma quase diária. A semente de sésamo ou gergelim como também é conhecida, constitui uma óptima fonte de nutrientes, já para não falar no seu agradável sabor, acrescentando aos pratos aquela textura crocante que torna um prato apetitoso, num prato excepcional.
É utilizado em óleo ou em adição a saladas, sumos, cereais ou iogurtes.
Rico em ácidos gordos de qualidade (insaturados), principalmente em linoleico e oleico e outros antioxidantes tal como a vitamina E. O sésamo é considerado benéfico para a saúde, designadamente na prevenção de cancro e na proteção cardiovascular e hepática e no envelhecimento.
O elevado conteúdo em fibras (ligninas) permite melhorar os níveis de colesterol e de tensão arterial.
Na Índia e na China há muito que o óleo de sésamo é utilizado na medicina, pelos efeitos terapêuticos anti-inflamatórios e antibacterianos, utilizado para acalmar a pele ou para lavar os dentes. Também é utilizado para a ansiedade, tonturas ou dor de cabeça.
Sésamo e as suas diversas formas
O sésamo pode ser encontrado sob várias formas:
Sementes – no seu estado mais cru, podem ser utilizadas de forma natural, ou então ligeriamente tostadas para adicionar a uma salada ou qualquer prato, conferindo assim uma textura crocante inigualável;
Incorporadas em barras energéticas ou galetes de arroz e sésamo – simples de transportar e constituem uma refeição ligeira, evitando outros alimentos mais calóricos e menos salutares.
Óleo de sésamo – como substituo de outras gorduras saturadas nocivas.
Pasta de sésamo – pode ser utilizada para barrar pão, bolachas ou tostas, ser adicionada a molhos e pátes tornando-os mais saudáveis e menos calóricos.