Uma nova pesquisa realizada por engenheiros biomédicos da Universidade do Texas (UT) em Austin, nos Estados Unidos, sublinha que tomar um banho com água quente (entre 40 e 42 graus Celsius) entre uma a duas horas antes de ir dormir pode melhorar a qualidade do sono e fazer com que adormeça cerca de 10 minutos mais rápido.
Os investigadores analisaram milhares de relatórios sobre o aquecimento corporal com água. "Quando analisamos todos os estudos conhecidos, notamos disparidades significativas em termos de abordagens e descobertas", disse Shahab Haghayegh, do Departamento de Engenharia Biomédica da UT.
Para entender como o corpo reage à água quente, os académicos juntaram-se a cientistas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em Houston e da Universidade do Sul da Califórnia (USC). E conduziram uma meta-análise que reviu, no total, 5.322 estudos em busca de dados sobre eficiência, qualidade e latência (tempo total para adormecer) do sono.
Na análise, constataram que um banho com a água entre 40 e 42 graus Celsius é extremamente eficaz para intensificar e acelerar o sono.
O sono e a temperatura central do corpo são regulados pelo relógio circadiano, que é regido pelo hipotálamo, no cérebro. Os estudos analisados apontam que a temperatura corporal aumenta entre dois a três graus entre o fim da tarde e o início da noite. Antes de dormir, esta decresce entre 0,5 e 1 grau. Durante o descanso noturno, diminui ainda mais, principalmente no meio e no fim do sono. Perto da hora de acordar, o corpo volta a aquecer – como se tratasse de um sinal biológico para despertar.
Os investigadores apuraram que tomar um banho quente 90 minutos antes de ir dormir ajuda o corpo a arrefecer mais rapidamente – o que não acontece quando opta por tomar um duche imediatamente antes de ir para a cama.