"Trata-se de um método seguro e que permite conservar os alimentos ou comida já feita por mais tempo, enquanto preserva também grande parte das suas propriedades organolépticas (cor, textura, sabor) e dificulta ações desfavoráveis de microrganismos e enzimas", explica a nutricionista Orion Carneiro, em declarações à revista VEJA.
“E se feito de maneira adequada os alimentos congelados perdem poucos nutrientes, comparativamente aos que não passam por esse processo”, completa a nutricionista Cintya Bassi. “A perda pode ser eliminada ou minimizada, evitando, por exemplo, o contacto do alimento com o oxigénio (como quando são usados recipientes muito grandes para a porção) e a formação de cristais de gelo, que, no descongelamento, podem facilitar a perda de nutrientes”, refere.
Siga este guia simples para congelar a comida e mantê-la fresca:
1. Escolha alimentos ‘bons’
O instinto ao ver que o alimento está a começar a deteriorar-se é colocá-lo de imediato no congelador para o preservar. Mas a qualidade tende a diminuir quando é congelado, então escolha itens sem imperfeições e que estejam no pico de maturação.
2. Limpe o alimento
O alimento necessita de estar limpo. Frutas e legumes devem antes ser branqueados (técnica que coloca o alimento em água a ferver e, rapidamente, em água gelada) para preservar as suas cores naturais. Também é indicado retirar os caroços e as sementes.
3. Escolha o melhor recipiente
Sacos de plástico reutilizáveis indicados para congelar alimentos são a melhor aposta, pois são mais resistentes e menos propensos a rasgar ou verter (o que pode inclusiveestragar o congelador). Se as suas únicas opções forem embalagens plásticas ou não específicas para congelar, coloque dois ou mais sacos para uma proteção extra. “Evite utilizar papel alumínio – este pode aumentar a secura e pegar-se ao alimento”, diz Cintya.
4. Sele o alimento
Oxigénio é o inimigo. Considere usar um selador a vácuo, que bloqueia praticamente todo o ar, aumentando dessa forma a vida útil do alimento por um ano ou mais. Ou coloque um canudo para sugar o ar antes de fechar.
5. Identifique
Escreva o que são e date os conteúdos de cada item. Saber quando congelou um alimento levá-lo-á a consumir primeiro o que está mais ‘velho’. Se os alimentos estiverem repletos de cristais de gelo ou sem cheiro, deite fora.
6. Retirar do congelador
Essa etapa pode ser feita de forma direta, transferindo o alimento do congelador para o lume do fogão ou micro-ondas. Pode, ainda, colocá-lo no frigorífico 24 horas antes de o cozinhar. Se descongelou e não consumiu tudo, Orion alerta para não recongelar o alimento - de modo a evitar a contaminação por microorganismos e bactérias.