Com mil e uma utilidades, o bicarbonato de sódio é uma verdadeira ferramenta para diversas soluções domésticas, tanto na limpeza quanto na saúde e até em formulações cosméticas, evitando o uso de substâncias químicas pesadas.
Além de poder deixar o seu bolo de chocolate preferido mais fofo com bicarbonato, que tal fazer um jantar diferente utilizando a substância para deixar o frango crocante? Ou para deixar o caldo verde ainda mais apetitoso?
Eis essas e outras utilidades do bicarbonato de sódio na cozinha:
Fermento para massas de pães, bolos e biscoitos
O bicarbonato de sódio pode ser usado como fermento, principalmente em receitas como biscoitos e cupcakes, por não possuírem muita massa. Porém, um não é substituído pelo outro, por isso fique atento à receita que esta a confecionar e à quantidade exigida.
Amaciar a carne
Acrescente uma colher de bicarbonato no tempero da carne e deixe a repousar no frigorífico por cerca de duas horas. Lave bem antes de a cozinhar.
Limpar o excesso de agrotóxicos da salada, legumes e casca da fruta
Polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio numa esponja limpa e húmida, esfregue no alimento e depois lave. Se preferir, deixe a salada, legumes ou frutas de molho numa solução de água com bicarbonato por meia hora.
Deixe o frango panado mais crocante
Use o bicarbonato de sódio quando for passar o frango na farinha, pois deixa o frango mais crocante e macio.
Alivie os gases provocados pelo feijão
Acrescentar uma colher de chá de bicarbonato de sódio na água do molho do feijão irá aliviar os gases presentes no grão - e deve melhorar a sua experiência de um bom arroz com feijão. Deixe o grão de molho na água com bicarbonato por pelo menos 8 horas antes de preparar o alimento.
Manter os vegetais cozidos com a cor viva
Adicionar um pouco de bicarbonato de sódio na água de cozedura irá deixar os vegetais cozidos bem mais 'verdinhos', com cores intensas e vivas.
A substância é inclusive bastante utilizada na preparação do caldo verde num coador, no qual as couves são cobertas com uma colher de bicarbonato de sódio. Aquecendo de seguida cerca de dois litros de água numa chaleira e vertendo-a a ferver sobre a couve.