Doentes crónicos têm mais propensão a sofrer em dias húmidos e com muito vento, de acordo com um novo estudo. Quem o diz são os investigadores da Universidade de Manchester que analisaram mais 13 mil pessoas do Reino Unido com problemas de saúde a longo prazo, como artrite, fibromialgia e dor neuropática.
Para chegar aos resultados, os investigadores utilizaram uma app para smartphone, desenvolvida pela empresa de software de saúde uMotif. Os participantes foram solicitados a registar sintomas diários ao longo de seis meses. Ao mesmo tempo, o clima local de cada dia foi determinado a partir dos dados de localização fornecidos pelo GPS dos smartphones.
Os dados mostraram que as pessoas estavam 20% mais propensas a sofrer de dor nos dias em que o tempo estava húmido e ventoso. Por outro lado, a dor não aumentou em dias secos, com a mudança de temperatura ou com chuva.
Os investigadores afirmam que as correlações permaneceram iguais quando consideraram o humor e a inatividade física, considerados fatores adicionais que podem influenciar os níveis de dor. O professor Will Dixon, que liderou o estudo, acredita que a investigação pode "abrir portas para novos tratamentos".