Para chegar a essa conclusão, os especialistas analisam amostras de sémen de 7.068 homens que estavam a ser submetidos a tratamentos de fertilidade, com idades entre os 25 e os 40 anos. E surpreendentemente os investigadores concluíram que os espermatozóides são mais potentes nas primeiras horas do dia.
Brigitte Leeners, cientista e principal autora do estudo, explicou que “a qualidade do sémen varia de acordo com os ritmos circadiano e circanual” – responsáveis por regular todos os ritmos naturais do corpo humano, como a renovação das células e controlo da temperatura do organismo, por exemplo.
“Os espermatozóides têm mais qualidade no início da manhã, então este pode ser o melhor horário para engravidar, por poderem ser usados para melhorar a fertilidade natural”, justifica. Além disso, foi constatado que esse sémen também pode ser mais potente para tratamento de fertilidade.
Estima-se que um em cada sete casais têm dificuldades em engravidar, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS). Sendo que metade dos casos ocorre devido à má qualidade dos espermatozóides.
O estudo foi publicado no periódico científico Chronobiology International.