Ninguém gosta de estragar comida, é um facto. Porém, quando vamos ao supermercado acabamos sempre por levar demasiados produtos que pouco tempo depois perdem a validade nos nossos armários e frigoríficos.
Mas o Consumer Reports diz saber como estender a validade de alguns produtos.
- Bananas: Quando a fruta atingirem o nível de maturação desejado, coloque-as no frigorífico. As bananas continuarão a amadurecer, mas a uma velocidade muito mais lenta. As cascas vão escurecer, mas isso não afeta a fruta dentro.
- Manteiga: A manteiga é surpreendentemente resistente para um produto lácteo. No frigorífico dura dois meses, mas se for colocada no congelador é capaz de durar de seis a nove meses.
- Ovos: Se está a planear comer ou cozinhar ovos dentro de três a cinco semanas após a compra, colocá-los no frigorífico chega. Mas se você não for o caso, os ovos podem ser congelados para uso posterior na culinária durante cerca de um ano. Parta e bata levemente os ovos inteiros antes de congelá-los em recipientes.
- Verduras: Não há muito que se possa fazer para prolongar a vida de uma alface, por exemplo. Mas os espinafres, se congelados, podem durar até 10 meses. O mesmo acontece com os bróculos e a couve-flor.
- Leite: um pacote de leite pasteurizado pode sobreviver alguns dias após a data no rótulo. Mas, se congelar, o leite poderá ser utilizado por até três meses.