Quer tenha planeado ficar em casa com um grupo de amigos, correr as festas da capital ou marcar presença nos programas elegantes que vários hotéis prepararam para ocupar o tempo até à meia-noite, vai de certeza pegar no smartphone para tirar aquela selfie ou fazer uma filmagem rápida – nem que seja do fogo de artifício!
É a pensar nesses vídeos que a WIKO, empresa europeia de smartphones, lhe traz cinco dicas de filmagem com smartphone para que consiga as melhores imagens.
Esteja sempre atento ao que vê
Antes de começar a gravar, avalie bem o ambiente e veja por onde quer começar. Assim que carregar no 'play' deve concentrar-se no ecrã do smartphone enquanto se mantém atento ao que se passa em redor. Verifique se o plano está nivelado, se está focado e se a luz é suficiente. Segure o smartphone com ambas as mãos para garantir o seu equilíbrio e pode utilizar os polegares para aceder aos menus e definições de ajuste, bem como para focar em determinados objetos.
Coloque-se no lugar de quem vai ver
Ou, neste caso, você no futuro. PensE no que vais querer relembrar desta noite e foque-se nisso. Quer esteja a gravar um momento inesperado que ocorra a meio das festas, ou uma dança conjunta planeada, aposte numa gravação consistente e não use movimentos bruscos – se conseguir utilizar um tripé, excelente! Utilize apenas o zoom quando for necessário, mas não em demasia, caso contrário ficará com um resultado demasiado confuso.
Brinque com o modo 'Time Lapse'
O modo 'Time Lapse' faz com que visualize aquilo que foi filmado a uma velocidade muito mais rápida, manipulando assim o tempo. Assim, objetos ou eventos que normalmente levariam horas ou mesmo dias a ser capturados podem ser vistos de uma forma rápida e resumida. Se gostava de ter uma lembrança de todo o evento, porque não definir um ponto da sala e filmar tudo a partir de lá até ao fim? Desta forma terá um belo resumo de tudo o que aconteceu.
Grave sempre na horizontal
Costuma ver muitos vídeos filmados na vertical? Se não, então porque iria filmar o seu assim? A orientação de qualquer ecrã onde os vídeos sejam reproduzidos é horizontal, pelo que é essa a orientação com que deve gravar o seu vídeo, embora à primeira vista possa parecer mais prático agarrar no smartphone na vertical. Acima de tudo, não mude de orientação enquanto grava. Páre, mude e depois volte a gravar.
Tenha atenção à memória
Documentar uma noite, ainda que apenas os momentos mais importantes, vai requerer bastante a nível da memória do seu smartphone. Apesar dos mais recentes smartphones serem generosos em termos de armazenamento, este não é infindável – ainda para mais no que diz respeito a formatos de alta resolução como o Full HD ou 4K. Felizmente, existe sempre a opção de instalar cartões de memória externa.