De acordo com a página online da Oral Med, o efeito do bicarbonato de sódio nos dentes deve-se às suas propriedades abrasivas. Quando a substância é aplicada na dentição pode remover alguns resíduos ou manchas provocadas pelo consumo de café, chá ou tabaco. Todavia, e para lá do efeito estético, o bicarbonato também está a desgastar o revestimento externo dos dentes.
A verdade é que de acordo com a Oral Med, não existe um procedimento recomendado pelos profissionais para o uso do bicarbonato. Como tal, aqueles que optar por usar a substância como método branqueador podem estar a danificar a sua saúde oral.
Quais são as consequências do uso de bicarbonato?
A Oral Med dá a conhecer as principais desvantagens que podem advir da sua utilização:
Desgaste do esmalte – Devido ao seu efeito abrasivo, utilizar bicarbonato de sódio frequentemente e esfregá-lo com demasiada força pode danificar o esmalte. Dessa forma, este processo pode causar sensibilidade dentária, dor ao escovar e aumentar a probabilidade de contrair cáries.
Pode afetar as gengivas – Pelo mesmo motivo que desgasta o esmalte.
Não tem flúor – Uma pasta criada a partir de bicarbonato não possui flúor (que é essencial para proteger os dentes de cáries e fortalecer o esmalte), pelo que não deve substituir a pasta de dentes normal.
Não há procedimento recomendado – Este procedimento não é aconselhado pelos profissionais.
Se deseja remover as manchas dos seus dentes de forma segura, o melhor é recorrer ao seu dentista para avaliar os tratamentos disponíveis e identificar produtos especializados, com menos riscos associados.