Um estudo publicado na revista Nature Genetics afirma que existe uma ligação entre a anorexia e o metabolismo. Para chegar a esta conclusão foi examinado o ADN de quase 17 mil pessoas com anorexia nervosa e 55 mil indivíduos saudáveis.
Os investigadores identificaram oito marcadores genéticos que relacionam a anorexia a alguns dos mesmos fatores genéticos que também influenciam o risco de distúrbios psiquiátricos - como o transtorno obsessivo-compulsivo, a depressão e a ansiedade; e características metabólicas e antropométricas, como o baixo índice de massa corporal.
"Isto significa que, quando pensamos em anorexia nervosa, é necessário entender que não é apenas um distúrbio psiquiátrico, mas também um distúrbio metabólico", disse a investigadora Cynthia Bulik à CNN.
De uma forma geral, a anorexia é tratada como um distúrbio psiquiátrico - é por isso que os tratamentos são focados na terapia comportamental. Com esta investigação, poderá ser dada mais atenção aos componentes metabólicos da doença.