Quer emagrecer? O segredo pode estar na cor do prato que coloca na mesa
Perder peso pode ser tão fácil quanto ajustar um pouco a sua rotina.
© iStock
Lifestyle Refeições
Várias pesquisas já demonstraram que usar pratos de determinadas cores pode ser benéfico para quem pretende emagrecer.
Aparentemente, quanto maior for o contraste entre a louça e a comida, menor será a vontade de comer e a probabilidade de ingerir alimentos em excesso.
Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, apurou que os voluntários a quem foi servida massa em pratos bege - de tom semelhante à massa, portanto - apresentavam uma maior probabilidade de comer em demasia.
De facto, os participantes que utilizaram pratos que não apresentavam um grande contraste com a massa comeram em média mais 22%.
Entretanto, uma outra pesquisa realizada no programa ‘Secret Eaters’ do canal britânico Channel 4 demonstrou resultados semelhantes.
O médico David Lewis separou um grupo de estudantes em dois, antes de servir massa com molho de tomate em pratos de cores distintas.
"Vamos realizar uma experiência com o intuito de analisar o efeito da cor da louça nas porções de alimentos que ingerimos”, explicou Lewis aos espectadores do Channel 4. “Regra geral, os indivíduos não se apercebem de que a cor dos pratos que usamos afeta a maneira como nos servimos às refeições”, acrescentou.
"Temos aqui massa com molho de tomate e vamos servi-la em pratos de dois tons diferentes. Vamos servi-la num prato vermelho – da cor do molho. E outras porções vão ser servidas em pratos brancos, neste caso é muito mais fácil termos noção da quantidade de comida que estamos a colocar", elucidou.
Conforme Lewis havia previsto, aqueles cuja comida contrastava mais com a louça ingeriram porções mais reduzidas.
“Aqueles que se serviram com pratos brancos – comeram em média menos 300 gramas de comida”, disse. “Enquanto aqueles que usaram os pratos vermelhos comeram mais 470 gramas comparativamente com o outro grupo. Por outras palavras, em média os indivíduos que utilizaram a louça vermelha - que menos contrastava com a comida - colocaram no prato 60% mais comida”, concluiu David Lewis.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com