Por que a obesidade aumenta o risco de cancro da mama, segundo a ciência

Há muito tempo que os especialistas sabem que a obesidade, juntamente com o tabagismo, a falta de exercício físico e outros fatores podem contribuir para um risco aumentado de cancro, mas um estudo tentou perceber como é que a obesidade pode influenciar o aparecimento do cancro da mama, em específico.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
19/02/2020 21:00 ‧ 19/02/2020 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Um estudo, apresentado na reunião anual da American Association for Cancer Research, em 2017, fornece evidências de que a obesidade pode alterar os genes envolvidos na resposta inflamatória do nosso corpo, distúrbios hereditários e outras doenças imunológicas.

A equipa de investigadores analisou a expressão genética em amostras de tecido recolhidas de 121 mulheres sem histórico de cancro de mama. 

Para o estudo, a equipa examinou atentamente a resposta à obesidade e à inflamação, encontrando 308 genes importantes no processo. Dos 308 genes descobertos, 240 eram mais propensos a ter mutações esporádicas e baixa expressão genética em mulheres obesas, enquanto 68 genes demonstraram ter um risco menor de mutações genéticas e alta expressão genética. 

“Diferentes tipos de cancro da mama podem ser afetados pela obesidade de maneira diferente". "A obesidade desencadeia vias inflamatórias do cancro e aumenta o risco de cancro da mama”, disse o autor do estudo, Peter Shields, num comunicado à imprensa americana e citado pela The Healthy.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas