Óleo de peixe pode previnir doenças cardíacas e morte prematura

Um novo estudo liga o consumo regular de suplementos de óleo de peixe a um menor risco de morte prematura e doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e AVC.

Notícia

© Shutterstock

Notícias Ao Minuto
07/03/2020 22:00 ‧ 07/03/2020 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Se toma óleo de peixe como um suplemento dietético, saiba que está também a beneficiar a sua saúde. Um novo estudo liga o consumo regular de suplementos de óleo de peixe a um menor risco de morte prematura e doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e AVC.

"No que diz respeito ao óleo de peixe e às doenças cardiovasculares, os dados em geral sempre foram positivos, embora com algumas oscilações entre os vários estudos. O estudo mais recente tem um banco de dados que sugere eficácia", disse Alice Lichtenstein, do Laboratório de Nutrição Cardiovascular da Universidade Tufts, citada pela CNN. A cientista não esteve envolvida no estudo e enfatizou que tomar suplementos de óleo de peixe não era um 'remédio milagroso' e que o estudo não foi capaz de esclarecer qual é a dose necessária para obter um efeito clinicamente significativo.

Esta última pesquisa, publicada esta quarta-feira na revista médica BMJ, incluiu quase meio milhão de pessoas do Reino Unido entre 40 e 69 anos de um banco de dados do Reino Unido. Segundo a CNN, quase um terço dos 427.678 homens e mulheres disseram que tomavam regularmente suplementos de óleo de peixe no início do estudo.

Através de registros hospitalares e de óbitos, os investigadores acompanharam os participantes durante um período de nove anos, em média, e descobriram que os suplementos de óleo de peixe estavam associados a um risco 13% menor de morte, um risco 16% menor de morrer de doença cardiovascular e um risco 7% menor de eventos de doenças cardiovasculares, como AVC ou ataque cardíaco.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas