Deyan Dimitrov, bacteriologista e CEO da empresa Laundryheap, divulgou em entrevista ao jornal britânico The Telegraph que perante o surto de Covid-19 é essencial lavar a roupa com mais frequência e adicionalmente tomar algumas medidas extra quando o faz para impedir a multiplicação de bactérias.
Dimitrov e outros especialistas alertam que lavar vestuário, roupa de cama, toalhas, panos de cozinha e outros tecidos a 30 graus centígrados não irá necessariamente aniquilar o vírus.
O bacteriologista explica ao The Telegraph que quanto mais elevada for a temperatura melhor, e maior será a probabilidade de impedir a proliferação do Covid-19.
"A temperatura normal do corpo humano é de cerca de 37ºC, promovendo o ambiente e as condições ideais para o aparecimento e sobrevivência de vírus", diz Dimitrov.
"Tal significa que deve pelo menos lavar a roupa a uma temperatura de 60º ou até a 90ºC", salienta.
"Adicionalmente se não é fã de passar a ferro dou-lhe uma motivação extra para realizar essa tarefa doméstica. As temperaturas do ferro de engomar podem atingir os 100º - pouco é capaz de sobreviver a isso", acrescenta o bacteriologista.
Dimitrov menciona ainda que caso alguma roupa ou tecido seja demasiado delicado para ser submetido a temperaturas tão elevadas deverá então levá-los a uma lavandaria para que sejam limpos a seco.