"A esfoliação ajuda a fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo, eliminando todos os resíduos e a maior parte do sebo que se acumula na região, além de acelerar a renovação celular e melhorar a absorção de nutrientes e proteínas dos produtos capilares", conta à revista Women's Health Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Devo fazer uma esfoliação capilar?
Este tratamento é sobretudo indicado para quem tem o cabelo oleoso, com caspa, seborreia ou sofre de queda capilar acentuada. A médica explica que o procedimento é contraindicado para pessoas com ferimentos no couro cabeludo ou com algum tipo de irritação. Isto porque a esfoliação é um processo intenso e algo abrasivo, que requer massajar a zona e o movimento da fricção pode agravar ainda mais o problema.
“Pessoas com os cabelos crespos ou encaracolados também costumam beneficiar imenso da esfoliação, pois a maioria das pessoas com esse tipo de textura capilar tem o hábito de usar mais produtos nos fios, como cremes e óleos, já que cabelos crespos demandam mais cuidados”, refere Kédima, à Women's Health.
Como se faz a esfoliação?
No decorrer do duche, aplique o esfoliante capilar antes do champô. Faça movimentos circulares suaves com as pontas dos dedos, e evite que o produto escorra para o comprimento. Deixe agir. A seguir, lave o cabelo com champô e amaciador.
De acordo com a dermatologista, é ainda uma ótima ideia aplicar uma máscara capilar após a esfoliação, já que os fios e o couro cabeludo estarão bastante limpos, e como tal irão absorver mais facilmente todos os nutrientes benéficos do produto.