De acordo com uma reportagem realizada pela BBC News, entre essas perguntas estão dúvidas que surgem conforme a pandemia avança e os investigadores analisam novos dados sobre a patologia da Covid-19.
Não se sabe, por exemplo, ao certo, por que motivo os homens aparentam ser afetados com mais gravidade do que as mulheres, e qual o papel dos pacientes com pouco sintomas ou assintomáticos na transmissão.
1. Já sabemos que pessoas com Covid-19 podem transmitir o vírus, mas e quem não tem sintomas? Quem está realmente a espalhar o novo coronavírus?
A verdade é que muitos indivíduos adultos nem suspeitam que estão infetados com o vírus e as crianças geralmente não apresentam sintomas muito acentuados. Todavia, aponta a BBC, muitos especialistas creem que esses grupos podem estar a contribuir vertiginosa e perigosamente para a proliferação do coronavírus. O problema é que os cientistas ainda não têm a certeza absoluta acerca desta problemática.
2. Posso ficar imune?
O vírus é capaz de invadir diferentes tipos de células e estudos têm mostrado que o organismo desenvolve certos anticorpos de combate. Mas será que tal gera imunidade? Provavelmente sim, mas não se sabe por quanto tempo.
3. Por que motivo parece que os homens estão a morrer mais como consequência da Covid-19?
Segundo um estudo realizado na China, a taxa de mortalidade dos homens decorrente da infeção com o novo coronavírus é de 2,8% e a das mulheres de 1,7%. Já uma outra pesquisa realizada em Itália revelou números ainda mais significativos - sendo que lá 70% das mortes correspondem a indivíduos do sexo masculino.
Uma das teorias que é que o fumo do tabaco é um fator chave na letalidade da doença. Grande parte dos homens chineses são fumadores.
Outra explicação seria as mulheres terem um sistema imunulógico mais eficiente e a hormona feminina do estrogénio desempenhar ainda um papel protetor 'misterioso', mas as pesquisas ainda agora começaram. Neste momento há um enorme esforço internacional conjunto para entender como o novo coronavírus opera de facto.