Perante a pandemia da Covid-19 e a declaração de Estado de Emergência em Portugal, os indivíduos têm sido incentivados para ficar em casa, como forma de evitar a propagação do vírus e achatar a curva de contágio.
Recomenda-se que as pessoas saiam apenas para realizar ações essenciais, tais como a compra de medicação ou de alimentos.
Ainda assim, ir ao supermercado ou à mercearia pode ser um fator de risco, caso esteja em contacto com alguém que seja portador da doença.
O vírus pode também permanecer por várias horas ou dias nas superfícies, dependendo do material das mesmas, e como tal é fundamental lavar as mãos antes e depois de ir à rua.
De acordo com um virologista australiano Timothy Newsome, professor na Universidade de Sydney, em declarações ao jornal britânico The Telegraph, é ainda imperativo que desinfete os produtos que compra nos estabelecimentos comerciais.
Lavar produtos não embalados - tais como fruta e vegetais - é essencial para evitar o contágio da Covid-19.
Newsome disse: "temos de ter em mente que cada superfície está potencialmente contaminada. E que cada superfície representa riscos para a nossa saúde".
"Apesar de não se tratar de um risco tão elevado como aquele que advém de estar em contacto com outras pessoas é ainda assim algo muito importante para ter sempre em mente".
O especialista recomenda lavar "a fundo" artigos 'soltos', ou seja vendidos sem qualquer tipo de embalagem ou plástico antes de os comer.
"Lave a fruta e os legumes da mesma forma que lava as suas mãos, com água e sabão ou detergente", alerta.
Batatas, maçãs, bananas ou pimentos estão entre os alimentos que o virologista recomenda que lave com água e sabão ou detergente para a louça.
Adicionalmente, esta não se trata da única recomendação que deve seguir quando vai ao supermercado.
Deve, por exemplo, manter sempre uma distância 'segura' entre si e os demais, mais precisamente cerca de dois metros (no âmbito da medida do distanciamento social) - o que significa manter-se mais afastado nas filas. E se possível ir ao supermercado nas horas de menor movimento.