A propagação do novo coronavírus ou Sars-coV-2 por todo o mundo requer a adoção de medidas de higiene rigorosas por todos os indivíduos, que incluem lavar as mãos regularmente com sabonete ou sabão durante pelo menos 20 segundos, desinfetar frequentemente as superfícies ou simplesmente não partilhar objetos com outras pessoas.
Mas afinal, o que deve fazer se usa lentes de contacto?
Num estudo publicado no periódico científico Contact Lens & Anterior Eye, uma equipa de investigadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, lista os cuidados especiais que os indivíduos devem ter quando manuseiam as lentes.
Lyndon Jones, o líder da pesquisa, defende que quem usa lentes de contacto pode continuar a utilizá-las durante a pandemia da Covid-19, isto porque não há até ao momento provas científicas de que quem as usa está mais exposto à infecção pelo novo coronavírus. "Desde que as pessoas mantenham uma boa higiene das mãos e sigam as instruções adequadas de uso e cuidado", diz num comunicado divulgado à imprensa.
Os especialistas recomendam assim a limpeza adequada das lentes e da caixa onde são armazenadas. Adicionalmente, os usuários tal como o resto da população devem evitar ao máximo tocar na face, sobretudo na zona da boca, nariz e olhos sem lavar as mãos - quer seja com água ou com desinfetante antibacteriano à base de álcool.
A única situação em que não deve usar lentes de contacto
Se estiver infetado com o novo coronavírus deverá então usar óculos, ao invés das lentes, de acordo com os investigadores. Entretanto, quando estiver finalmente curado, poderá utilizar lentes de contacto novamente - contudo, recomenda-se que adquira lentes e um estojo novos.