É verão e isso é sinónimo de dias longos de praia. O sol, a brisa e a calma convidam-no a relaxar...e a beber uma cerveja ou uma sangria fresquinhas com os amigos.
Mas, mesmo que a vontade de beber álcool seja muita, não o faça quando está exposto ao sol e a altas temperaturas. O álcool pode causar desidratação.
Quando tomamos banhos de sol, o nosso corpo aumenta de temperatura e arranja mecanismos para neutralizar o calor através do suor na forma de água e sais minerais. Se somarmos o consumo de álcool a essa situação, o problema agravar-se-á, pois a desidratação aumenta.
Por que razão ficamos desidratados quando consumimos álcool?
O consumo de álcool inibe uma hormona chamada arginina vasopressina que é responsável pelo controlo e manutenção dos fluidos corporais e, portanto, a capacidade de reabsorver água nos rins é perdida. É por isso que, como esse sistema é inibido, as idas à casa-de-banho são mais frequentes. Por outras palavras, o álcool é uma substância diurética que pode estimular a produção de urina.
Quando ficamos desidratados, não estamos falamos apenas de água corporal, mas na diminuição dos sais minerais, o que pode contribuir para:
- Cólicas
- Fadiga e cansaço
- Dores de cabeça
- Aumento da frequência cardíaca
- Tonturas
- Alterações de humor
- Se essa desidratação for prolongada no tempo, pode causar infeções urinárias, prisão de ventre, enxaquecas, entre outros
Hidrate-se na praia com água e fruta.