Cientistas acabam de criar um teste extremamente rápido capaz de diagnosticar a Covid-19 em menos de 5 minutos, reporta um artigo publicado no jornal Mirror.
O teste foi formulado por cientistas da Universidade de Oxford e consegue identificar múltiplos vírus, nomeadamente o da gripe e o SARS-CoV-2.
Nicolas Shiaelis, um dos investigadores que ajudou a desenvolver o novo método de diagnóstico, disse: "o nosso teste é muito mais rápido, comparativamente a outras tecnologias de diagnóstico; diagnosticar vírus em menos de 5 minutos pode tornar os testes em massa uma realidade, oferecendo um meio altamente proativo de controlar surtos virais".
O teste é feito através da realização de esfregaços na garganta, e implica a rotulagem rápida das partículas de vírus com cadeias de ADN fluorescentes curtas.
Um microscópio é então usado para coletar imagens da amostra, à priori do software da máquina-aprendizagem ser utilizado para identificar se o vírus está ou não presente na amostra.
O professor Achilles Kapanidis, do Departamento de Física da Universidade de Oxford, afirmou: "ao contrário de outras tecnologias que detectam uma resposta tardia do anticorpo ou que exigem uma preparação cara, tediosa e demorada da amostra em questão, o nosso método rapidamente deteta partículas intactas do vírus; o que significa que a análise é simples, extremamente célere e económica".
Agora, os investigadores planeiam desenvolver um dispositivo integrado que possa ser usado para a realização de testes rápidos em locais como concertos, aeroportos e empresas.
Eles acreditam que esse dispositivo possa estar pronto para utilização generalizada em meados de 2021.