Brincar em espaços verdes aumenta defesas das crianças

Uma pesquisa finlandesa apurou que crianças que passam mais tempo na natureza desenvolvem um microbioma mais variado e apresentam uma quantidade superior de proteínas anti-inflamatórias nos seus pequenos corpos, bastando um mês de atividades regulares em espaços verdes para se notarem as diferenças.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
20/10/2020 09:45 ‧ 20/10/2020 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Imunidade

Brincar na natureza aumenta a imunidade e defesas das crianças, revela um estudo realizado por investigadores Universidade de Helsínquia, na Finlândia, publicado no Science Advances, e partilhado num artigo na prestigiada revista Galileu. 

Os investigadores acompanharam 75 crianças entre os 3 e 5 anos em 10 creches finlandesas. De modo a entenderem de que modo o ambiente que as rodeava podia influenciar a sua saúde.

Para tal, os cientistas pediram a quatro das creches para trocarem o piso coberto por cascalho dos respetivos recreios das instalações por relva proveniente de floresta.

Entretanto, os recreios dos restantes infantários permaneceram iguais, sendo que três já tinham áreas verdes e três tinham um pavimento de pedra. 

Segundo a Galileu, durante 28 dias, as crianças foram incentivadas a brincar nesses espaços. Nos infantários que haviam sido modificados, foram promovidas atividades especiais para os pequenos interagirem com a natureza, nomeadamente jardinagem.

Depois, os investigadores recolheram amostras de pele, sangue e fezes das crianças e detetaram que o microbioma intestinal e o microbioma cutâneo dos alunos dos infantários renovados apresentavam uma maior diversidade.

Adicionalmente, os organismos desses alunos registavam níveis mais elevados de proteínas anti-inflamatórias e a sua imunidade havia incontestavelmente melhorado.

Contrariamente, os menores de escolas com recreios pavimentados com cascalho não apresentaram os mesmos resultados positivos.

"O Instituto de Recursos Naturais da Finlândia está a desenvolver técnicas para trazer biodiversidade a ambientes urbanos em maior escala", afirmou Aki Sinkkonen, coautor do estudo, em declarações à imprensa

"Além disso, o governo da Finlândia está a facultar apoio económico para deixar as creches mais verdes com base nas descobertas feitas por nós e por outros grupos na Finlândia", concluiu.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas