Três alimentos saudáveis e 'insuspeitos' que deixam a barriga inchada
O inchaço do abdómen é na maioria das vezes provocado por excesso de gases ou outros problemas digestivos.
© Shutterstock
Lifestyle Inchaço abdominal
Ter a barriga inchada é infelizmente um problema bastante comum. Estimando-se que entre 16 a 30% dos indivíduos experienciem a condição regularmente, conforme explica um artigo publicado no portal especializado em saúde Healthline.
Apesar, de um abdómen protuberante poder por vezes ser um indicador de um doença séria, a verdade é que na maioria das vezes advém do tipo de alimentos que ingerimos.
Eis, segundo o Healthline, três alimentos saudáveis e 'insuspeitos' que podem estar a deixar a sua barriga inchada e o que deve fazer:
Lentilhas
As lentilhas são um tipo de legume rico em proteína, fibra e em hidratos de carbono saudáveis, além de minerais como o ferro, cobre e magnésio.
Devido ao seu elevado teor em fibra, as lentilhas podem causar inchaço nos indivíduos mais sensíveis, sobretudo entre aqueles que não estão habituados a comer muita fibra.
Este legume contém ainda FODMAPs, uma variedade de açúcar que contribui para a produção em excesso de gases e para o tão temido inchaço abdominal.
Contudo, deixar as lentilhas de molho em água antes de as cozinhar pode torná-las mais facilmente digeríveis.
O que fazer: as lentilhas de cor mais clara têm menores quantidades de fibra, comparativamente às mais escuras, e por isso não incham tanto.
Brócolos e outros vegetais crucíferos
Os vegetais crucíferos incluem brócolos, couve-flor, couve, couves de Bruxelas, entre outros.
São sem dúvida alguma alimentos altamente nutritivos e saudáveis, abundantes em fibra, vitamina C e K, ferro e potássio.
Todavia, também contêm FODMAPs, contribuindo assim para que algumas pessoas fiquem com o estômago saliente.
O que fazer: pode optar por ingerir outras alternativas, como por exemplo espinafres, alface, pepino, batata doce e curgete.
Maçã
A maçã é uma das frutas mais populares em todo o mundo. Este poderoso alimento apresenta um elevado teor de fibra, é rico em vitamina C e antioxidantes, e está associado a uma série de benefícios para a saúde.
No entanto, a maçã nem sempre é de fácil digestão. E tal deve-se à frutose e às fibras que a compõe - ambas as substâncias podem ser fermentadas pelo intestino grosso, e assim causar gases e inchaço.
O que fazer: a maçã cozida ou assada é mais fácil de digerir; em alternativa pode optar por consumir com mais frequência frutas como mirtilos, banana, morangos, laranja, tangerina ou toranja.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com