Já são conhecidos os benefícios para a saúde do humilde, mas impossível de parar de comer, pistachio. São ricos em vários tipos de minerais, vitaminas, antioxidantes, gorduras saudáveis e fibras. Mas um novo estudo, publicado na revista Nutrients, revela como estes frutos secos também podem ser a sua nova arma secreta para perder peso.
O estudo, conduzido por investigadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, EUA, procurou saber como esta delícia pode afetar o seu peso e a sua saúde quando adicionado a programas de perda de peso.
Assim, ao longo de um período de quatro meses, o investigadores acompanharam 94 adultos de tamanhos corporais variados - de magros e saudáveis a obesos - enquanto estes embarcavam no mesmo programa de perda de peso. A única diferença? Metade dos participantes adicionou 450 gramas de pistachios à dieta, enquanto que a outra metade não.
Embora todos os participantes tenham perdido peso, aqueles que comeram pistachios tiveram uma biometria muito mais otimista no final da pesquisa. Verificou-se uma pressão arterial mais baixa, consumiram mais fibras e "menos doces" do que aqueles que não incluíram o fruto seco.
"O consumo regular de pistachio foi associado a um grau comparável de perda de peso e reduções semelhantes no IMC e circunferência da cintura, em homens e mulheres com excesso de peso/obesidade em comparação com aqueles que não comeram pistachio", concluíram.