O antisséptico bucal que inativa o novo coronavírus em 96%

O produto, potencialmente revolucionário, foi produzido por 60 investigadores brasileiros.

Notícia

© Divulgação

Notícias ao Minuto
27/11/2020 09:34 ‧ 27/11/2020 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Detox Pro

Uma equipa de investigadores da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, desenvolveu uma fórmula de antisséptico bucal que inativa eficazmente em 96% a proliferação do novo coronavírus SARS-CoV-2, por trás da doença da Covid-19, reporta um artigo avançado pela revista Galileu. 

A fórmula inovadora tem como base a tecnologia PHTALOX® -, um composto que inicialmente foi concebido para ser utilizado contra o mau hálito e para a manutenção da saúde das gengivas. 

A investigação que levou à criação do produto foi levada a cabo pelo Centro de Pesquisa e Inovação da empresa DentalClean em parceria com quatro instituições públicas: Faculdade de Odontologia da USP em Bauru (SP), Instituto de Ciências Biológicas da USP, a Universidade Estadual de Londrina (PR) e o Instituto Federal do Paraná.

O estudo foi coordenado por Fabiano Vieira Vilhena, cirurgião-dentista sanitarista e investigador da USP, e envolveu 60 especialistas. 

Notícias ao Minuto© Divulgação

Conforme explica a revista Galileu, entre março e novembro, os investigadores finalizaram seis etapas de estudo que incluíram 107 pacientes em testes conduzidos em laboratório, séries de casos e pesquisa clínicas randomizadas. No primeiro mês da investigação, foi logo confirmada a ação aniquiladora virucida do produto. 

"Inativar a transmissão do vírus da Covid-19 nas vias aéreas superiores do corpo humano é uma das formas mais eficazes de não avançar a doença para as vias respiratórias inferiores", referem os cientistas.

"O antisséptico é capaz de bloquear o vírus na cavidade oral (região da boca), impedindo-o que ganhe forças e avance para o restante do organismo", acrescentam.

Notícias ao Minuto© Divulgação

O produto, chamado Detox Pro, já foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em outubro e, nesta terça-feira, dia 24 de novembro, foi anunciado o começo da produção em larga escala.

"Começamos hoje a produção do primeiro lote desse produto, o antisséptico de 600 ml", afirmou Giuliano Castro, gerente nacional de negócios da Dentalclean.

"Para o primeiro trimestre de 2021, a estimativa de produção é de mais de 12 milhões de unidades nas categorias antisséptico, spray e gel dental", concluiu.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas