Vinagre, palavra originária do francês antigo 'vin aigre' ou vinho azedo, conforme explica um artigo da autoria da apresentadora e guru de lifestyle Ana Maria Braga, publicado no seu blog no site da Globo, é uma substância resultante de duas fermentações: alcoólica e acética. O produto é obtido a partir de qualquer fonte que contenha açúcar, como por exemplo uva, maçã ou arroz.
Utilizado desde a antiguidade como mezinha, para limpar e conservar os alimentos, o vinagre é atualmente usado sobretudo como tempero. Porém, continua a ter outras utilidades verdadeiramente surpreendentes.
Vinagre contra as nódoas
Segundo Ana Maria Braga, para retirar nódoas de tecidos basta colocar a peça em questão de molho numa mistura de quatro chávenas (chá) de água, duas colheres (sopa) de detergente líquido e três colheres (sopa) de vinagre durante 10 minutos. De seguida, lave normalmente.
Já se se tratar de uma mancha de suor, deve nesse caso deixar a roupa de molho em 250 ml de água morna com uma colher (sopa) de vinagre e depois lavar normalmente. Como vê, é fácil!