Prevenir a obesidade. Este é o objetivo do novo projeto da EAT - organização sem fins lucrativos dedicada à transformação do sistema alimentar global -, com o apoio da Novo Nordisk, que pretende incentivar à criação de soluções inovadoras para prevenir a obesidade, através da promoção de ambientes alimentares saudáveis e sustentáveis para as populações mais vulneráveis.
"Chama-se The Healthy Food Challenge e procura desafiar comunidades, organizações sociais, grupos de jovens, comunidades religiosas, instituições públicas e organizações privadas, em todo o mundo mas também em Portugal, a colaborar de forma multifuncional com boas ideias para combater esta pandemia que é a obesidade. Todas as ideias devem ser submetidas através de uma plataforma online global", dizem em comunicado.
As três ideias mais inovadoras receberão até 100 mil dólares para colocar em prática a sua solução e serão apresentados na cimeira das Nações Unidas: Food Systems Summit 2021.
Note que a prevenção da obesidade é um desafio de saúde global urgente. Em Portugal, de acordo com um estudo divulgado pelo Instituto Ricardo Jorge, no início de 2020, mais de metade (62%) dos portugueses são obesos ou pré-obesos. "Os números sobre a obesidade em Portugal, e a sua relação com um risco acrescido de doença grave no âmbito da pandemia da Covid-19 que vivemos, mostram a relevância e a atualidade deste desafio, que procura fomentar hábitos alimentares mais saudáveis. Algumas pessoas têm acesso, com maior facilidade e conveniência, a alimentos frescos, saudáveis e acessíveis; outras não. O objetivo é que várias entidades se juntem e participem com ideias para contribuir para a criação de oportunidades mais equitativas para tornar a escolha de alimentos mais saudáveis, a escolha mais fácil para todos", rematam.