Um novo estudo, realizado por uma equipa internacional de investigadores, descobriu que adultos com síndrome de Down têm maior probabilidade de morrer de Covid-19 do que a população em geral, o que reforça a necessidade de priorizar a vacinação de pessoas com o distúrbio genético. O estudo foi publicado esta semana no The Lancet's EClinical Medicine.
Os investigadores descobriram que os adultos com síndrome de Down tinham cerca de três vezes mais probabilidade de morrer de Covid-19. Este risco aumentado foi especialmente aparente a partir dos 50 anos. Uma pessoa de 40 anos com síndrome de Down apresenta um risco semelhante a alguém 30 anos mais velho na população em geral.
"Os nossos resultados, que são baseados em mais de 1.000 pacientes Covid-19 com síndrome de Down, mostram que os indivíduos com síndrome de Down frequentemente apresentam sintomas mais graves na hospitalização e apresentam altas taxas de complicações pulmonares associadas ao aumento da mortalidade", disse Anke Huels, um dos autores do estudo.
A síndrome de Down é uma condição genética geralmente causada pela trissomia - ou por ter uma cópia extra - do cromossoma 21. Essa cópia extra muda a forma como o corpo e o cérebro se desenvolvem, o que pode causar desafios mentais e físicos.
Leia Também: Pessoas que sofrem de síndrome de Down estão mais suscetíveis à Covid-19