Depois de meses de confinamento devido à pandemia de Covid-19, o verão foi esperado com grande expectativa. Agora, já em pleno mês de agosto, é inevitável começar a pensar no fim do verão, o que pode gerar ansiedade. Está preparado para lidar com o fim desta estação do ano? O life coach Rakish Rana e a mentora Bushra Shaikh dão-lhe uma ajuda.
Sensivelmente um ano e meio depois de terem sido diagnosticados os primeiros casos de Covid-19, o verão de 2021 era esperado com grande expectativa, sobretudo quando governantes apontavam para altas taxas de vacinação por esta altura.
Com o mês de agosto já a meio, ter-lhe-á, certamente, passado pela mente que o fim do verão está a aproximar-se. E se isso lhe causa ansiedade, saiba que não está sozinho.
Ao britânico Metro, o life coach Rakish Rana explicou que é normal que a interrupção de planos de verão alimente esses sentimentos de ansiedade. "Muitas pessoas não conseguiram fazer uma pausa este ano. Por esse motivo, algumas podem achar que o verão nem sequer chegou às suas vidas. Parece que têm de voltar diretamente para o trabalho, sem uma pausa adequada", indicou.
Para além disso, acrescentou, "entrámos em confinamento no ano passado e foi-nos dito que tudo ficaria bem até ao final de 2020. Mas, como podemos ver, estamos longe disso, apesar de a situação ter melhorado com a vacinação. As pessoas não conseguem ver a luz ao fundo do túnel".
A mentora Bushra Shaikh concorda com o life coach Rakish Rana e realça que a "pandemia afetou a maioria de nós de uma forma ou de outra e com o verão a chegar ao fim, a ansiedade de lidar com este 'novo normal' é difícil de digerir".
Regressar ao trabalho neste outono "é muito diferente de outras alturas", defende, "mas é importante lembrar que não estamos sozinhos neste sentimento. E há muitas formas de ajudar a combatê-lo e de, calmamente, preparar um retorno feliz ao outono".
Para os conselheiros, é imperioso, nesta fase de transição, criar uma rotina e ser-se proativo.
Eis algumas dicas:
Reserve tempo para os seus amigos antecipadamente
Com o fim de algumas restrições no âmbito da Covid-19, sugere a mentora Bushra Shaikh que organize saídas com os amigos e com os colegas de trabalho antecipadamente. "Marque encontros agora, isso vai ajudar a mente a olhar para os próximos meses".
Estabeleça novos objetivos
Bushra Shaikh defende que é sempre entusiasmante ter novos objetivos, novos hobbies e objetivos para alcançar. "O cérebro gosta de desafios e ter situações novas nas quais focar ajuda a reduzir ansiedade, numa altura em que a pandemia deixou muitos de nós com o sentimento de falta de produtividade", destaca.
Comece um diário
"Documentar as emoções é sempre positivo", diz a mentora, recomendando a toda a gente que o faça. "Seja expressivo, use pontos de exclamação nas suas frases. Escrever ajuda a reduzir um pouco a tensão".
Retome o controlo
Pensar em perdas, acredita a mentora, é um processo prejudicial e isso pode ser mudado quando reassumimos o controlo nas nossas vidas.
Bushra Shaikh advoga que não devemos pensar em "tempo perdido", mas sim criar uma lista de tudo o que gostaríamos de ter feito no verão e não tivemos oportunidade. "Depois, pegue nessa lista, queime, rasgue e deite fora. Apague isso da sua mente. É o início de uma nova lista".
“É compreensível que esteja apreensivo em relação a uma nova temporada”, defende a mentora, salientando, porém, que nos devemos lembrar de manter "pensamentos positivos. Tente ver o outono como uma nova aventura, um momento para processar e reavaliar a vida".
Leia Também: Primark traz-lhe novas ideias para a chegada do outono