Olá, gulosos de serviço! Esta receita de tarte de ananás, divulgada no site do Pingo Doce, é doce, cremosa e claro está simplesmente deliciosa.
O que nos diz, vai uma sobremesa?
Ingredientes:
Para a base
farinha 185 g
farinha de amêndoa 30 g
açúcar em pó 55 g
manteiga 125 g
ovo M 1
Leia Também: Pudim de ananás e coco para uma sobremesa irresistível
Para o recheio
folhas de gelatina 6
manteiga 120 g
ananás limpo 800 g
gengibre 45 g
lima (sumo) 1
limão (sumo) 1
ovos M 4
açúcar 250 g
açafrão Pingo Doce ½ c. chá
Para decorar
folhas de ananás qb
Preparação
Para a base, coloque num robot de cozinha as farinhas, o açúcar em pó, reservando um pouco para decorar, e a manteiga partida em cubos e triture até obter uma areia fina.
Separe a gema da clara e reserve esta última. Adicione a gema para ligar os ingredientes no robot. Retire a massa e coloque-a numa superfície enfarinhada. Amasse mais um pouco com as mãos.
Embrulhe em película aderente e leve ao frio por 30 minutos. Estique a massa entre duas folhas de papel vegetal, com a ajuda de um rolo da massa, e forre uma tarteira retangular. Pressione bem e leve ao congelador mais 30 minutos.
Coloque uma folha de papel vegetal sobre a base e encha com grão seco. Leve ao forno, pré-aquecido a 180° C, durante 20 minutos.
Retire a base do forno e pincele-a com a clara de ovo reservada, e leve novamente ao forno por mais 10 minutos. Retire e reserve.
Comece a preparar o recheio. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Derreta a manteiga no micro-ondas e reserve.
Corte o ananás em fatias finas. Reserve seis fatias para a decoração final. Ponha o ananás num liquidificador juntamente com o gengibre e os sumos de lima e limão. Reduza a sumo.
Coloque o sumo num tacho, juntamente com os ovos, o açúcar, a manteiga derretida e o açafrão. Leve ao lume e misture durante 10 minutos até engrossar, sem deixar ferver.
Retire do lume, continue a mexer e deixe arrefecer. Incorpore as folhas de gelatina escorridas e misture bem. Verta esta mistura sobre a base da tarte e leve ao frio.
Para a decoração, coloque as seis fatias de ananás reservadas no forno, pré-aquecido a 120° C, até secarem. Sirva a tarte decorada com as folhas de ananás, as fatias de ananás secas e o açúcar em pó reservado.
Leia Também: Crepes de ananás, um pequeno-almoço diferente e delicioso