É do Japão que nos chega mais uma novidade insólita: uma máscara que brilha quando exposta ao SARS-CoV-2, responsável pela doença Covid-19, criada por uma equipa de investigadores da Universidade Municipal de Kyoto, no Japão.
Segundo o The Japan Times, o sistema de deteção da máscara usa anticorpos extraídos de ovos de avestruz e corantes fluorescentes para identificar a exposição e eventual infeção pelo vírus.
Em fevereiro deste ano, os cientistas injetaram uma forma inativa e sem perigo real em avestruzes fêmeas. A partir daí, extraíram uma quantidade considerável de anticorpos dos ovos colocados pelo animal. Depois, desenvolveram um filtro com caraterísticas especiais que é colocado na máscara. Se o vírus estiver presente, o filtro brilha quando iluminado sob uma luz ultravioleta.
A equipa, liderada por Yasuhiro Tsukamoto, espera por aprovação do Governo para iniciar a comercialização das máscaras já em 2022. "Podemos produzir anticorpos em massa a partir de avestruzes a um baixo custo", diz Tsukamoto.
Leia Também: Pessoas que tomam dose de reforço têm risco 90% menor de morrer de Covid