Japão cria máscara que (brilha e) deteta SARS-CoV-2

Sim, leu bem.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
10/12/2021 11:47 ‧ 10/12/2021 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Coronavírus

É do Japão que nos chega mais uma novidade insólita: uma máscara que brilha quando exposta ao SARS-CoV-2, responsável pela doença Covid-19, criada por uma equipa de investigadores da Universidade Municipal de Kyoto, no Japão.

Segundo o The Japan Times, o sistema de deteção da máscara usa anticorpos extraídos de ovos de avestruz e corantes fluorescentes para identificar a exposição e eventual infeção pelo vírus.

Em fevereiro deste ano, os cientistas injetaram uma forma inativa e sem perigo real em avestruzes fêmeas. A partir daí, extraíram uma quantidade considerável de anticorpos dos ovos colocados pelo animal.  Depois, desenvolveram um filtro com caraterísticas especiais que é colocado na máscara. Se o vírus estiver presente, o filtro brilha quando iluminado sob uma luz ultravioleta.

A equipa, liderada por Yasuhiro Tsukamoto, espera por aprovação do Governo para iniciar a comercialização das máscaras já em 2022. "Podemos produzir anticorpos em massa a partir de avestruzes a um baixo custo", diz Tsukamoto.

Leia Também: Pessoas que tomam dose de reforço têm risco 90% menor de morrer de Covid

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas