A esperança média de vida dos cães varia: se por um lado, alguns vivem menos, devido à saúde um tanto quanto debilitada; por outro lado, certos patudos de raça pura podem ser mais frágeis devido à falta de variedade genética ou acabam por não ser tão fortes pelo seu porte físico - explica um artigo publicado no site espanhol Meganoticias.
Todavia, existem sim cães que são extremamente resistentes e como tal prometem ser companheiros de longa data, a saber:
Boiadeiro-australiano
De acordo com o Meganoticias, além de ser uma das raças canina mais saudável, possui o recorde do cão que viveu mais tempo segundo o 'Guiness Book'. O cão chamava-se Bluey e viveu uns impressionantes 29 anos. É provável que o segredo para a longevidade se deva aos níveis elevados de atividade física.
Leia Também: As melhores raças de cães para quem sofre de depressão
Poodle
É uma das raças mais inteligentes e sadias. Uma das razões da vida longa destes cães reside no facto de que devido à sua genética tende a não sofrer de problemas graves de saúde.
Galgo inglês
Esguio e altivo, é um dos cães mais rápidos do mundo. Diferentemente de outras raças de porte grande, o galgo inglês não desenvolve doenças graves do esqueleto. Contudo, deve-se considerar que podem, em alguns casos, ter problemas cardíacos ou osteossarcoma, um tipo de cancro que afeta os ossos.
Beagle
Trata-se de uma raça muito robusta e independente, que não requer atenção constante. O beagle fica satisfeito e é feliz com pouco, por isso mesmo com caminhadas regulares pode viver com por 10 a 15 anos.
Leia Também: Cães entendem em média 89 palavras e frases humanas, revela estudo